domingo, 24 de maio de 2009

Semana 20 - Bia Lopes


Coloquei no modo ISO e saiu assim.Pensei que o ISO fazia outra coisa,alguem me explica?A luz estava natural,por volta de 15h,na serra.
( eu e minha cunhada mais nova)

3 comentários:

Simone Tafinel disse...

Bia, o ISO é usado para conseguir fotos melhores em ambientes pouco iluminados e sem o uso de flash. Quanto maior o ISO, maior a sensibilidade da câmera à luz, e se vc estiver em um ambiente iluminado, a tentência é que fotos com ISO alto tenham mais 'ruído', ou fiquem 'estouradas', tipo, com muita luz...
bjo

Roberto "Keymaker" Hideki disse...

Bia, vc deve ter colocado a máquina em "ISO Automatico", ou seja a maquina vai escolher qual a sensibilidade adequada para o momento.`
Na hora de bater a foto a máquina precisa de um tempo pra fazer focar a imagem, fazer uma "leitura" da mesma e achar qual o melhor modo de processar essa imagem.
Muitas vezes não damos tempo pra máquina fazer esse processamento porque apertamos o botão de disparo de forma muito rápida.

Então o que fazer para melhorar as fotos? simples, o botão de disparo tem dois estágios:
O 1º estágio faz a "foco-leitura". Faça o seguinte teste: aperte o botão bem devagar, você irá notar que no começo o botão é um pouco mole até você encontrar um pouco de resistência. Nesse momento a máquina irá fazer o foco-leitura.
Em algumas máquinas você ouve um barulho da objetiva sendo ajustada pra focar a imagem.
Outra coisa importante é que no centro do LCD tem um tipo de mira. Nesse momento essa mira normalmente diminuir de tamanho. Isso indica que a maquina fez o foco-leitura.
Então é o momento de acionar o 2º estágio, que é captura definitiva da foto.

Espero ter sido didático, pois sou muito enrolado pra explicar as coisas. Se você quiser me mande um email que terei o maior prazer em responder.

Fotografia é também uma questão de treino (muito..)

Abs e boa fotografia,

Roberto

Bia disse...

Adorei as explicações.
Não lembro agora em qual ISO foi,mas lembro do lance do foco,eu escutei o barulhinho tipo,espera afoita senão vai cagar a fotos e foi...
OBRIGADA pelas dicas.
xoxo
B.

Clicky Web Analytics